PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II


O PCP pode ser considerado o pulmão de uma empresa, visto que envolve diversas tomadas de decisões como o que, quanto, quando e onde produzir, quem será o responsável pela produção e como será executado o processo. Tamanha importância dessas decisões deve-se respeitar uma estrutura hierárquica que comunica com outros setores antes de executar um plano global.

Dentre as afirmativas abaixo, julgue os itens como verdadeiro ou falso:

 

  1. O setor de PCP antes de disparar uma ordem de produção, precisa analisar se possui recursos suficientes para tal produção. Esses recursos podem ser mão de obra ou até mesmo insumos necessários para iniciar a produção. Assim, caso seja necessária qualquer contratação ou compra de matérias-primas o setor financeiro precisa avaliar se a solicitação é viável ou não para o cenário em que se encontra a realidade da organização.
  2. O PCP consegue estipular qual tipo de mão de obra necessária e o setor de RH buscará maneiras de recrutamento, seja interno ou externo, para encontrar a peça necessária para suprir a necessidade de produção. Além disso o processo de treinamento e aprimoramento dos funcionários também é outro processo conjunto entre os dois setores.
  3. O  PCP comunica as necessidades dos sistemas de informações necessários e os dados que precisam ser coletados e cruzados para o setor de TI que por sua vez retornará com um sistema para projetos, planejamentos, controle e monitoramento da demanda e de seus hábitos, que mudam cada vez mais rápido.
  4. Os setores de marketing e PCP devem ser estrategicamente alinhados, visto que um setor afeta diretamente no desempenho do outro. Enquanto o marketing influencia o que será produzido, o PCP tem influência sobre os recursos disponíveis para se atender uma determinada demanda.

 


V-V-V-V


V-V-F-V


F-F-V-V


V-V-F-F


V-F-V-F

A decisão da melhor localização para uma nova instalação deve levar em consideração os seguintes requisitos:

 

  1. Custo da mão de obra
  2. Custos e terreno
  3. Custos de energia
  4. Custos de transporte
  5. Fatores da comunidade

 

Dentre essas afirmações, estão corretas:

 


I, II e III


Todas as alternativas


IV e V


I, III, IV, e V


Apenas I

Em um ambiente complexo de produção a utilização de um software de MRP II possibilita algumas vantagens, sendo elas, exceto:

 


Controla atrasos ou cancelamentos por meio de regras de prioridades;


Maior controle e visão de eficiência das operações;


Auxilia na conferência e definição de prazos de entrega mais realistas;


Gera planos de compras inflexíveis;


Facilita nos cumprimentos de prazos de entregas e evita choques de utilização de equipamentos;

O planejamento e controle da produção (PCP) se tornou uma área estratégica na organização que ganhou importância nas indústrias devido ao grande grau de competitividade e globalização no mercado fazendo com que os sistemas produtivos tenham maior eficiência e dinamismo no sequenciamento e respostas para a produção. Sobre o PCP podemos afirmar, exceto:

 


É considerado o coração de uma organização, com suma importância e inter-relação com todas as áreas de uma empresa.


Fornece informações para todos os setores da empresa por meio de indicadores, gráficos, dados estatísticos, rendimento das unidades e setores operacionais, bem como outras informações que traduzam o desenvolvimento da produção e sejam capazes de auxiliar a alta gerência e direção no processo de tomada de decisões.


O sistema de planejamento e controle da produção faz parte do sistema de informação do sistema produtivo, tendo ênfase nos materiais, máquinas, mão de obra e fornecedores.


Por meio dele pode -se ter a solução de diversos conflitos existentes entre o chão de fábrica e vendas.


O PCP colabora com a definição da política de gestão dos estoques, mesmo sem manter seus registros atualizados.

Considere os fundamentos e conceitos sobre os sistemas de produção julgue as afirmações:

 

  1. Um sistema de produção é eficaz caso seus conjuntos de atividades menores auxiliem-no a atingir este objetivo global, por outro lado é possível mensurar se essas atividades entregam o resultado de maneira eficiente.
  2. Sistemas de produção possuem como semelhança um input que passará processo de transformação gerando um output, seja ele um processo no ramo de serviços ou de manufatura.
  3. O PCP é um setor importante em qualquer organização, sendo marcado por sua característica centralizadora e individualista, em que todas as decisões da empresa são todas nesse setor.
  4. Independente de qual seja o ramo que uma organização esteja inserida, seu objetivo global deve ser disseminado por toda organização de modo que os objetivos locais e setoriais estejam subordinados a ele.

 

Estão corretas as afirmações:


I e II


II e III


I, II e III


II, III e IV


I, II e IV

De acordo com as forças de Porter marque a alternativa incorreta.

 


Para Porter a rivalidade acontece porque um ou mais concorrentes sentem-se pressionados ou percebem a oportunidade de melhorar sua posição, o que em geral gera retaliação ou esforços para conter os movimentos competitivos do seu rival.


A partir das cinco forças de Porter é possível concluir que todas as empresas estão limitadas a sua organização interna, sendo necessário estudar todos os agentes internos e externos do cenário em que a empresa se encontra.


As barreiras de entrada podem estar relacionadas a diversos fatores como investimento inicial, tempo de payback, nível de rentabilidade, parcela já ocupada no mercado e outros fatores que podem ser considerados empecilho para entrada de novos concorrentes.


O modelo desenvolvido por Porter define as forças competitivas que atuam no mercado, sendo elas: entrantes potenciais, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes.


As cinco forças de Porter são parâmetros essenciais para que uma empresa guie seu planejamento estratégico, monitorando quem são seus clientes, como está seu posicionamento em relação ao mercado, como o próprio mercado está se comportando e quais são as novas tendências do cenário em que está inserido.

O S&OP é um processo de planejamento contínuo caracterizado por revisões mensais e contínuas. Em relação aos seus objetivos, assinale a alternativa correta:

 


Garantir, por meio de análises e revisões periódicas, que o planejamento tático do negócio é viável e que está sendo cumprido. O S&OP deve fornecer a ligação entre o plano tático do negócio e das operações de cada departamento, garantindo que os planos operacionais estão em compasso com os planos do negócio.


O S&OP deve acompanhar os níveis de estoque da operação, mas não deve agir sobre as vendas e a produção, sendo este papel exclusivamente dos setores administrativos de gestão de estoque.


O S&OP incorpora medidas para identificar o quanto o desempenho real se desviou dos planos. Com isso, consegue-se separar as atividades que estão fora de controle daquelas que estão sob controle, para que a atenção gerencial possa ser focalizada e ações possam ser tomadas.


Gerenciar as mudanças de forma eficaz, ou seja, tomar um papel corretivo em relação as mudanças, por exemplo em se tratando de mudança de foco nos mercados, alterações de volume de produção e outros aspectos que podem impactar diversas áreas.


No contexto do gerenciamento de clima organizacional o S&OP possui papel apenas representativo, visto que cada departamento deve expor suas necessidades individuais na elaboração do planejamento global da empresa.

Assinale a alternativa que apresenta uma carência do MRPII:

 


Controla atrasos ou cancelamentos por meio de regras de prioridades;


Auxilia na conferência e definição de prazos de entrega mais realistas;


Aumenta o nível de integração e compartilhamento de informações entre os setores da organização;


Considera leadtimes fixos e médias para representar o comportamento instantâneo do sistema, desconsiderando o caráter dinâmico das atividades;


Gera planos de compras flexíveis;

A comunicação hierárquica do MRP II se inicia na unidade comando, na qual é iniciada a fase de planejamento, em sequência o motor do sistema é marcado pelo módulo MRP/CRP e por fim, as rodas compostas pelo SFC. Sobre essas fazes analise as alternativas e marque a correta.

 

  1. Comando: Neste bloco são executadas as tarefas de níveis de planejamento em que os módulos de MPS/RCCP, Gestão de Demanda e S&OP são responsáveis por dar um direcionamento para empresa em relação a sua produção e posicionamento no mercado. As atividades deste bloco possuem funções interligadas aos objetivos estratégicos da organização, portanto a presença da alta gerência e dos tomadores de decisão dos altos níveis é maciça.
  2. Motor: A engrenagem do MRP II é composta principalmente pelo módulo MRP/CRP, sendo o nível abaixo do comando em relação ao planejamento. Neste modelo ocorre a desagregação das decisões tomadas no módulo acima, ou seja, após a definição dos objetivos estratégicos e das decisões da reunião de S&OP é possível decidir questões como o que, quanto e quando produzir. São decisões de impacto no curto prazo.
  3. Rodas: Os módulos de SFC e compras garantem que o “motor” funcione, ou seja, após serem feitos os planejamentos de baixo nível, esses módulos garantem que esse planejamento será realizado. As “rodas” apoiam as decisões do módulo acima, controlando e cumprindo o planejamento e realimentando todo o processo produtivo.

 

Estão corretas as afirmações:

 


Apenas I


I, II e III


II e III


I e III


I e II

Observe a figura:

 

 

Podemos afirmar que a figura representa:

 


Um sistema com controlador que realimenta o sistema a partir da comparação entre níveis desejados e níveis reais, representando um sistema de malha aberta.


Um sistema com controlador que realimenta o sistema a partir da comparação entre níveis desejados e níveis reais, representando um sistema de malha fechada.


Um sistema com controlador que realimenta o sistema a partir da observação apenas dos níveis desejados representando um sistema de malha fechada.


Um sistema com controlador que realimenta o sistema a partir da observação apenas dos níveis desejados representando um sistema de malha aberta.


Um sistema de malha aberta, pois não há a realimentação do sistema.

Páginas: 1234